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SAÚDE: Mitos e Verdades sobre o Emagrecimento

Por Fernanda Silva / Fonte: Dr. Gustavo Gimenes
emagrecimento
Sabe aquelas dicas que as pessoas dizem por aí para te ajudar a perder peso? Então, para saber se esses conselhos são reais ou mitos, conversamos com o médico endocrinologista, Gustavo Gimenes, para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas. Confira:
Jejuns prolongados ajudam a perder peso. 
MITO. Longos períodos sem alimentar-se aumentam o catabolismo (perda de massa muscular que se transforma em energia, glicose, para manter o corpo funcionando) ou seja você perde massa muscular e não gordura, o que faz com que seu metabolismo fique mais lento.
Não comer carboidrato à noite também.
PARCIALMENTE VERDADE. Deve-se realmente evitar ingerir carboidrato menos de 3 horas antes de dormir porque ele aumenta a taxa de glicose no sangue que, por sua vez, aumenta o nível de insulina e esta diminui a produção e ação do GH o hormônio do crescimento durante o sono, que é quando tem a sua maior produção. Este hormônio é muito lipolítico, ou seja, ajuda na quebra da gordura e seu nível estando baixo, vai dificultar a perda de gordura.
Beber muita água emagrece.
VERDADE. Durante toda dieta para perda de gordura (emagrecimento) ocorre um aumento da acidez do sangue devido à intensa quebra da gordura em energia. Sendo assim, a ingestão de muita água ameniza os sintomas decorrentes dessa acidez como cefaléia, náuseas, enjôos, favorecendo todo este processo.
Dormir poucas horas atrapalha no emagrecimento. 
VERDADE. Poucas horas de sono diminuem a produção de GH que, como já foi explicado, tem intensa ação lipolítica e ajuda na quebra de gordura. Este hormônio aumenta também a produção de cortisol, conhecido como hormônio do stress. Em excesso, esta substância provoca um aumento de destruição de massa muscular que é convertida em glicose e aumenta a produção de gordura corporal, prejudicando o emagrecimento.
Fazer exercício físico em jejum ajuda a perder mais peso. 
MITO. Ao acordar a quantidade de glicose e proteínas no sangue esta baixa devido ao jejum prolongado durante o sono. Ao exercitar-se sem alimentar-se antes o corpo vai catabolizar (quebrar massa muscular para produzir energia, gerando a glicose necessária para movimentar-se e manter o cérebro ativo), portanto, você vai perder massa muscular mas não gordura. Além de sentir dor de cabeça, náuseas, enjôos e fraqueza, que te vão impedir de exercitar-se por um tempo adequado.
Substituir refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar, por sucos e chás.
MITO. Sucos e chás não tem quantidades adequadas de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras que os alimentos sólidos das refeições possuem, além de não produzirem saciedade, pois são de rápida digestão podendo provocar perda de massa muscular e problemas de saúde por falta de nutrientes.
Comer de 3 em 3 horas é importante para controlar o emagrecimento.
PARCIALMENTE VERDADE. Deve-se evitar longos períodos (mais que 5 horas) sem alimentar-se pois o corpo vai catabolizar – como já expliquei acima e prejudicar a produção de energia, diminuindo a velocidade do metabolismo e dificultando a perda de gordura.
Fonte: Dr. Gustavo Gimenes, especialista em endocrinologia e medicina esportiva, atende em Moema, São Paulo (SP).
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