"Mudança radical": diz diretor Sergio Di Pietro sobre o novo Disponivel.com

O site de relacionamento gay Disponivel.com está de cara nova. Por isso, batemos um papo com o diretor da empresa Infonet Business, Sergio Di Pietro, que também administra o site A Capa.

"Investimos quase R$ 1 milhão neste novo site e plataformas móveis com nova arquitetura de navegação, nova estrutura técnica e design completamente novos", confidência Pietro.

"Acredito que é uma grande mudança de paradigma para nossos usuários e esperamos atingir um único objetivo: melhorar a experiência de 800 mil pessoas que estão o site", completa.


Na entrevista, que você confere abaixo, é possível ter mais detalhes desta grande mudança, ocorrida após 10 anos de atividades, com um grande legado criado neste período.

O Diponivel.com acaba de lançar a versão beta do novo site, o que o público pode esperar dele? 
Estamos trabalhando há dois anos nesse projeto, a mudança é radical. Mudamos desde a tecnologia a logotipo, e modo de navegação. Tem funções novas como "demonstrar o interesse de um encontro", um sistema de bate-papo novo mais dinâmico e com vídeo, e o mais interessante é que o site se tornou mais objetivo e concentrado, fica mais fácil de navegar, pois todas as funções estão organizadas de forma melhor.

Como tem sido a repercussão junto aos clientes do site? 
Criamos uma lista de beta testers (usuários que vão testar o funcionamento inicial de um sistema), e estamos convidando aos poucos para testes mais assertivo, já temos 4mil usuários usando o novo site e vamos transferir os 800 mil gradualmente até novembro. Por enquanto tivemos poucos bugs [problemas técnicos] e excelentes comentários dos usuários. Atrasamos o lançamento para garantir o menor número de erros possíveis.

Houve uma grande revolução no layout... 
Sim, nossos usuários vão ter agora um novo aprendizado de como usar o site, tudo foi feito de modo a ser intuitivo. Tem várias referências ao modo de fazer no site antigo, porém é totalmente diferente. Mantemos as cores, mas ele é bem mais clean e organizado.

Conta um pouco como foi o trabalho realizado para uma mudança tão grande.
Antes da produção de layout, contratamos uma empresa que cuidou da usabilidade, ela tem projetos grandes no portfólio, como Bradesco e Itaú, e determinou como deve ser o uso do site, em que áreas e diversas outras funções novas. Depois, a outra etapa foi o layout até chegar na criação tecnológica partindo do zero. É realmente uma revolução.

Então houve mudanças do ponto de vista técnico também? 
Sim, o site fez 10 anos agora em 2013, então foi necessário adotar nova linguagem de programação, mais atual, moderna, robusta e capaz de permitir crescer, adotar novos padrões de desenvolvimento. Foi feito do zero por uma equipe bem maior e mais estruturada.

Depois dessa grande mudança no site, o que vem pela frente? 
Agora estamos focando no término dos aplicativos para iPhone e iPad com uma equipe interna e paralela ao site, além da versão 2 do aplicativo para Android e da nova versão mobile. Ainda tem muito mais novidade por vir.

Confira no álbum abaixo fotos do novo Disponivel.com.
TAG