Oscar 2013 registra empate na categoria edição de som


A hora mais escura' e '007 - Operação Skyfall' levaram a estatueta.
De acordo com o site oficial, já houve empates em 1969 e 1932.

O Oscar 2013 registrou empate na categoria edição de som. O prêmio foi para "A hora mais escura" e para "007 – Operação Skyfall". Cerimônia acontece neste domingo (24), em Los Angeles. De acordo com o site da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar, este foi o terceiro empate da história da premiação.

Em 1969, Barbra Streisand, por “Funny Girl – A garota genial”, e Katharine Hepburn, por “O leão no inverno”, dividiram o prêmio de melhor atriz. Antes, em 1932, Wallace Beery, por "O campeão", e Frederic March, por "O médico e o monstro", haviam dividido por melhor ator.O anfitrião da 85ª edição do Oscar é o controverso Seth MacFarlane, conhecido por ser o diretor de "Ted" e por ser o criador da animação "Uma família da pesada".

O apresentador da noite Seth MacFarlene se apresenta no palco do Oscar 2013 (Foto: Robyn Beck/ AFP)

O primeiro longa a vencer duas estatuetas na noite foi "As aventuras de Pi", que levou como melhor fotografia e efeitos visuais – ao todo, a superprodução de Ang Lee tem 11 indicações. O campeão de nomeações do ano é "Lincoln", com 12. Mas o filme de Steven Spielberg já perdeu até aqui em quatro categorias.

"Argo" vem sendo considerado o favorito à estatueta de melhor filme, principal prêmio do Oscar. Isso se for levado em conta o termômetro mais apto a prever o que pensam os membros da Academia de Hollywood. Trata-se dos quatro principais sindicatos do setor nos Estados Unidos – de atores, diretores produtores e roteiristas.

Em seus próprios critérios, todas essas entidades escolheram o longa dirigido por Ben Affleck como o melhor do ano. Nas últimas temporadas, a tendência vem sendo esta: ganha o mais aguardado prêmio do Oscar quem acumula mais estatuetas concedidas pelos sindicatos.
TAG